A Mulher Cristã e as consequências da mágoa

A MULHER CRISTÃ E AS CONSEQUÊNCIAS DA MÁGOA

A mágoa, tem sido uma das grandes causas do adoecimento emocional na vida da mulher cristã. Além de sermos muito sensíveis, algumas mais do que outras, preferimos guardar a dor causada pelo ressentimento. Você tem facilidade em esquecer uma ofensa? Sabe como se proteger de situações que podem te causar feridas emocionais? Uma certeza nós temos, as pessoas sempre vão nos machucar ou decepcionar, porque são limitadas, imperfeitas, assim como eu e você. Por isso entender as consequências desse mal é o primeiro passo para te encorajar a tomar a decisão de se livrar da mágoa.

 

Veja o que você vai encontrar neste artigo:

– O que é mágoa?
– 
Quais as consequências da mágoa na vida da mulher cristã?
– 
Como se proteger deste sentimento destrutivo?

 

O QUE É MÁGOA?

Antes de saber como lidar com a mágoa precisa descobrir o que significa, até mesmo para compreender a gravidade de se manter presa a este sentimento. Mágoa, rancor, ressentimento, amargura, todos estão relacionados e causam um efeito devastador. Bom, vamos ao significado:

O que é mágoa: tristeza, desgosto, sensação de amargura;
– Ressentimento: mágoa que se guarda de uma ofensa ou de um mal que se recebeu;
– Rancor: ódio profundo oculto, grande aversão não manifestada;
– Amargura: padecimento moral, tristeza, aflição, angústia, amargor.

A nossa primeira reação diante de uma ofensa é a mágoa, aquele sentimento de tristeza, de decepção que nos leva, num primeiro momento a querer nos afastar do ofensor. Se não tomamos nenhuma atitude em perdoar para  seguir em frente e preferirmos guardar essa dor, isso se transformará num ressentimento. O tempo por si só não cura o ressentimento como alguns pensam, essa dor só aumenta podendo levar ao rancor, esse sentimento tão terrível capaz de destruir relacionamentos e levar o ofendido a ter atitudes ruins em relação a si mesmo e aos outros.

A amargura obviamente está presente em todo esse processo, fazendo com que você sofra cada vez mais, prejudicando sua qualidade de vida.

A bíblia diz em Hebreus 12:15 “Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos”

Permanecer magoada é loucura, não é uma escolha sábia principalmente porque fará mal a você e não aquele que te ofendeu.

Uma frase muito conhecida diz que:

Guardar mágoa é como tomar veneno e esperar que o outro morra.

 

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA MÁGOA NA VIDA DA
MULHER CRISTÃ?

Sei que o desejo de toda a mulher é ser feliz, mas para que essa seja uma realidade, atitudes saudáveis deverão fazer parte da nossa vida, como a decisão de se libertar da mágoa.

Como todo pecado traz consequências, a mágoa e o ressentimento também adoece nossas emoções. Veja algumas delas:

– Ausência de paz

Acredito que muitas mulheres estejam vivendo dor e aflição por tanto tempo que desconhecem o que é viver em paz, apesar das circunstâncias da vida.

A bíblia diz que a paz de Cristo, deve dominar nossos corações:

Seja a paz de Cristo o juiz em vossos corações, tendo em vista que fostes convocados para viver em paz, como membros de um só Corpo. E sede agradecidos.    Colossenses 3:15

Ter paz, é ter tranquilidade de alma, segurança. É aquele sentimento que te dá a certeza de estar no caminho certo, de que não tem nada a temer. É saber que seu coração está livre da culpa ou dúvida que possa te perturbar.

A mágoa rouba a paz, gera tormento interno, traz aquela sensação de que tem uma situação mal resolvida que ainda precisa ser enfrentada e às vezes ficamos tanto tempo guardando mágoa de alguém, que nos acostumamos com a tristeza, a raiva, a inquietação e nem percebemos que estamos bebendo do próprio veneno.

– Mal testemunho

Inevitavelmente, nós mulheres cristãs somos uma referência para outras pessoas, a começar em nossos lares. Estamos sendo observadas o tempo todo naquilo que falamos e na forma como agimos, porque as pessoas querem ver Jesus sendo revelado através de nós!

Quando não estamos em sintonia com o Espírito Santo de Deus, temos a tendência em ceder com mais facilidade ao pecado. Damos lugar à mágoa e com isso agimos de forma negativa, fazendo coisas que sabemos que é errado mas que não conseguimos evitar. Daí vem a culpa, o enfraquecimento espiritual e os conflitos só crescem.

– Dificuldade de se relacionar com o outro

A mágoa vai impedir que você tenha o mesmo relacionamento com aquele que te ofendeu. Sempre que alguma coisa parecida acontecer você terá uma reação influenciada pela lembrança daquela ferida do passado.

Além disso, suas feridas não tratadas podem levá-la a evitar o convívio com outras pessoas, justamente na tentativa de se proteger. De evitar passar por uma situação semelhante.

– Dificuldade de se relacionar com Deus

Se você tem alimentado mágoa no coração é sinal de que ainda não perdoou e isso é pecado. Jesus ensina que devemos perdoar assim como Ele nos perdoa e que, se não perdoarmos uns aos outros, Ele também não nos perdoará. (mensagem de Mateus 6:14 e 15).

Pecados não confessados atrapalham o relacionamento com Deus porque é sinal de desobediência.
Por isso precisamos nos livrar rapidamente da mágoa para que não afete nossa intimidade com Deus.

 

COMO SE PROTEGER DA MÁGOA

– Respeite a si mesma

Permanecer magoada fará mal a si mesma e não ao ofensor. Essa dor trará consequências físicas, psicológicas e espirituais, por isso precisa tomar a decisão de se livrar o mais rápido possível da mágoa.

Perdoar dará a você a chance de seguir em frente. Vai deixar sua alma leve e não haverá impedimento algum para atrapalhar sua vida com Deus. Se sentirá melhor e por isso terá reações melhores.

Você será a maior beneficiada!

– Se coloque no lugar do ofensor

Muitas vezes temos uma visão egoísta da vida. Enxergamos o mundo de acordo com aquilo que acreditamos, mas temos dificuldade de compreender a forma como o outro enxerga a mesma situação.

4 verdades tem me ajudado a lidar melhor com pessoas que ofendem:

– Errar é inevitável

Em algum momento alguém vai te ferir, frustrar ou decepcionar, assim como você também fará o mesmo com alguém. É por isso que Deus nos ensinou sobre o perdão, porque é a única forma de restaurarmos um relacionamento quebrado.

– Pessoas feridas ferem

Pessoas feridas tem a tendência de ferir o outro. É uma forma de colocar pra fora sua dor ou até mesmo chamar a atenção de quem está perto, como um pedido de socorro.

– Foque nas qualidades e não apenas nos defeitos

Quando alguém nos ofende, ela se torna a pior pessoa aos nossos olhos, mas com certeza ela também tem qualidades. Procure identificar o que o ofensor tem de bom e que não vale a pena perder um relacionamento que é importante para você.

Pode ser um colega de trabalho, um membro da família, um amigo ou irmão da igreja, não importa. O melhor sempre será perdoar.

– Todos merecem o perdão de Deus

Se Deus é capaz de perdoar seus próprios pecados porque não perdoaria àquele que te ofendeu? Você se acha melhor do que o ofensor? Nenhum de nós mereceria o perdão de Deus, mas por amor Ele decide perdoar e nos dar uma nova chance de recomeçar.

Nos próximos artigos vamos aprender mais sobre este assunto e como se libertar definitivamente da mágoa que tem aprisionado sua alma.

Deus abençoe,

Gisele

EBOOK GRÁTIS PARA VOCÊ: Por que a mulher cristã está adoecendo emocionalmente?

Gisele Alves

Gisele Alves

É esposa, mãe, coach, empreendedora digital e fundadora do Projeto Mulher Cuide-se! Apaixonada pelo ensino da palavra de Deus e a influência das emoções no comportamento humano, tem procurado estudar sobre o assunto para que através de dicas, reflexões e conteúdos possa encorajar mulheres cristãs na busca por mais qualidade de vida!

Website: https://www.mulhercuidese.com.br

Deixe uma resposta