Ansiedade – Conselhos práticos para controlar esse mal

ANSIEDADE – CONSELHOS PRÁTICOS PARA CONTROLAR ESSE MAL

Considerado o mal do século a ansiedade atinge milhões de brasileiros e coloca o Brasil como o país que mais sofre com este problema no mundo! Compreender o que é e o que provoca esta doença é fundamental para a prevenção e tratamento. São várias dicas para controlar e aliviar seus sintomas e ainda podemos contar com os conselhos práticos da palavra de Deus que pode nos ajudar e muito a viver um estilo de vida com mais paz e menos ansiedade!

Veja o artigo até o final e baixe um resumo com dicas para consulta!

Veja o que você vai encontrar neste artigo:

– O que é ansiedade
– Sintomas
– Tipos e causas
– Por que o Brasil é o número 1 em ansiedade no mundo
– Dicas para controlar a ansiedade
– A melhor decisão no processo de mudança – o que eu tenho feito e que tem me ajudado no controle da ansiedade
– O que a bíblia ensina
– Infográfico grátis com o resumo das dicas para baixar

O QUE É ANSIEDADE?

É uma emoção que sentimos antes de uma situação de perigo ou pressão, por exemplo, antes de uma entrevista de emprego ou de uma palestra. Todas as emoções são boas e foram dadas por Deus para nossa proteção.

A ansiedade nos prepara para uma situação que exija de nós uma ação, nos deixa alerta, mais concentradas e na medida certa é essencial para nossa vida! O problema é quando a ansiedade assim como qualquer outra emoção se torna excessiva, afetando nossa rotina e prejudicando nossa qualidade de vida!

SINTOMAS DA ANSIEDADE

Alguns sintomas podem caracterizar a ansiedade. São eles:

– Irritabilidade;
– Descontrole sobre os próprios pensamentos;
– Medo constante;
– Preocupação excessiva;
– Sensação de que algo ruim vai acontecer;
– Dificuldades para dormir;
– Roer unhas;
– Agitação nos braços e pernas;
– Dificuldade de concentração;
– Tensão muscular;
– Dor no peito ou palpitações no coração;
– Dentre outros.

Para um diagnóstico correto é preciso procurar um especialista para avaliar melhor sua condição! Mas pessoas que desenvolvem algum transtorno de ansiedade costumam ter vários destes sintomas com frequência!

Assista o vídeo com o conteúdo deste artigo abaixo:

TIPOS E CAUSAS DA ANSIEDADE

São vários os tipos de transtornos de ansiedade como: estresse pós-traumático, ansiedade generalizada, fobia social, transtorno obsessivo compulsivo e transtorno do pânico por exemplo.

Algumas pessoas são mais propensas a desenvolverem algum tipo de transtorno de ansiedade do que outras. Fatores como a genética, doenças físicas e a forma como a pessoa enxerga e se relaciona com os conflitos externos e situações estressantes no seu dia a dia, podem contribuir para o surgimento dessa doença!

Mas não se desespere! Tem tratamento para controlar a ansiedade! Ainda neste artigo vamos ver algumas dicas naturais e práticas além de conhecer o que o próprio Deus nos orienta a respeito de como podemos lidar com este problema e de graça! Rs…

 

POR QUE O BRASIL É O CAMPEÃO MUNDIAL EM ANSIEDADE

A Organização Mundial da Saúde(OMS) em seu relatório mostrou que o Brasil está com o maior índice mundial de transtornos de ansiedade 9,3% da sua população, atingindo mais as mulheres do que os homens.

Mas afinal de contas, por que o Brasil é o campeão em ansiedade no mundo?

Responder a esta pergunta pode ser um desafio. É preciso analisar muitos fatores que contribuem e muito com esta realidade e que não é recente. Temos enfrentado várias situações estressantes que cada vez mais nos estimulam a um estilo de vida doentio!

O próprio capitalismo que nos leva ao consumismo exagerado, à insatisfação constante, a distorção de valores saudáveis, a desestruturação da família, que é onde tudo começa, inclusive nossa formação emocional e tantos outros fatores…

Especialistas apontam algumas hipóteses:

– Desestabilidade política
– Violência;
– Pobreza;
– Desemprego;
– Traumas e violência na infância;
– estresse pós-traumático;
– Preocupação excessiva;
– Pensamentos negativos;
– Excesso de tarefas;
– Exposição exagerada às redes sociais;
– Acesso exagerado à notícias ruins, etc.

Nós brasileiros absorvemos com muita facilidade maus hábitos. Aceitamos as coisas passivamente e nos acomodamos até mesmo com situações ruins. Temos dificuldade de nos posicionar e criticar a realidade em que vivemos e isso impede que mudanças aconteçam!

Vivemos no país do futebol e do carnaval! Tanta alegria para no fim das contas sermos um dos países mais deprimidos do mundo! Disfarçamos nossas dores porque fomos acostumadas a conformar com os problemas e tentar ser feliz de qualquer maneira, mesmo quando a situação não está boa!

Caminhamos com fé em Deus como se grande parte dos problemas que enfrentamos fosse algo normal e que deva ser suportado durante toda a nossa vida!

Não que essa não seja uma verdade! Mas existem problemas graves que devem ser encarados de forma realista compreendendo que existe da parte de Deus e da ciência uma solução e também prevenção!

Claro que existem situações que fogem do nosso controle e nem sempre depende de nós, mas muitos problemas poderiam ser evitados, como certos transtornos emocionais por exemplo, se estivéssemos realmente dispostas a ter atitudes que contribuam para melhorar essa realidade!

Não dá para esgotar o assunto e nem dar todas as razões que poderiam justificar os dados da Organização Mundial da Saúde, mas vale a pena refletir com carinho sobre o assunto, pois o futuro das nossas famílias pode estar comprometido!

Não significa que teremos transtornos de ansiedade simplesmente por estarmos expostas à fatores estressantes! Mas o medo excessivo, a incerteza ou insegurança, a sensação de que algo ruim pode acontecer e a preocupação antecipada diante de uma situação que talvez nem aconteça, nos deixa numa condição de alerta constante, o que pode nos levar a desenvolver algum tipo de transtorno de ansiedade.

Precisamos reconhecer quando nosso estilo de vida é como uma bomba relógio prestes a explodir! Nunca achamos que vai acontecer com a gente até que a vida cobra nossa negligência e todos sofrem com isso!

É preciso pensar seriamente nas consequências que os problemas emocionais trazem não só para nós mas também para as pessoas que amamos!

Cuide-se! Previna-se! A prevenção sempre será a melhor opção!

 

DICAS PARA O CONTROLE DA ANSIEDADE

Se você perceber que a ansiedade está afetando sua qualidade de vida e das pessoas ao seu redor é preciso buscar ajuda. Existem tratamentos eficazes para aliviar seus sintomas! Não é uma tarefa fácil, mas assim como aprendemos a viver ansiosas podemos aprender a reagir de maneira diferente em grande parte das situações!

Através de psicólogos e psiquiatras, você pode fazer terapias ou dependendo do caso fazer uso  de medicamentos.

Mas existem vários métodos naturais que podem contribuir não só para aliviar os sintomas, mas também para prevenir o problema!

Veja alguns:

Sucos para ansiedade

Suco de maracujá com abacaxi

Polpa de ½ maracujá
2 fatias de abacaxi picada
1 folha de alface

MODO DE PREPARO: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Adoçar com mel

Suco de Capim Santo com alecrim

10 colheres de sopa de capim santo
6 colheres de sopa de ramos de alecrim
1 limão
1 litro de água gelada
1 fruta a gosto

MODO DE PREPARO: Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e beba!

Chás

Chá de Camomila

1 colher de sopa de flor de camomila ou 1 saquinho
1 xícara de água quente

MODO DE PREPARO: Coloque a camomila na água quente, tampe e deixe por 3 minutos. Depois beba! De preferência não adoce.

Chá de Erva Cidreira

1 colher de sopa de folhas de erva cidreira picadas ou 1 saquinho
1 xícara de água quente

MODO DE PREPARO: Coloque as folhas na água quente, tampe e deixe por 3 minutos. Depois beba! De preferência não adoce. O ideal é tomar três vezes ao dia.

Chá de Valeriana

10 g de raiz de valeriana;
500 ml de água.

MODO DE PREPARO: Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver durante 10 minutos. Deixar repousar por 5 minutos, coar e beber 2 xícaras por dia.

 

Alimentos que ajudam no controle da ansiedade

– Magnésio(castanhas, banana, beterraba);
– ômega 3(peixes, linhaça, abacate);
– triptofano(chocolate, amendoim, carnes), etc;
– Zinco(Ovo, castanhas de caju e fígado).

É preciso perceber que a mudança de hábitos ruins é fundamental para controlar a ansiedade!

Além de tudo o que foi falado você pode também tentar:

– Banho morno;
– Massagem corporal;
– Exercícios de respiração(inspire por uma narina e expire pela outra narina. Deixe a mente tranquila. Faça num lugar sossegado por uns três minutos no mínimo, duas vezes ao dia;
– Atividade física;
– Dormir mais cedo;
– Tentar viver o presente e focar menos nos problemas futuros;
– Evitar situações que causam estresse, por exemplo sair atrasada ou se entupir de atividades que sabe que estão além das suas forças;
– Não se cobre tanto, aceite com mais naturalidade suas limitações, deixando de lado o perfeccionismo;
– Parar de tentar ter o controle de tudo e querer que as coisas aconteçam sempre do seu jeito. Isso torna a vida de qualquer pessoa um inferno!

Como cristãs temos o maior conselheiro e ajudador que é o próprio Deus! Ele nos dá os médicos e ferramentas científicas para nos ajudar, mas também nos dá orientações na sua palavra sobre como podemos lidar com esta emoção!

 

CONSELHOS BÍBLICOS PARA VENCER A ANSIEDADE

Sabemos que a palavra de Deus é o manual da vida! Temos vários princípios para uma vida plena! Nosso grande desafio é a falta de conhecimento de Deus e de sua palavra. Foi isso que o próprio Jesus disse:

Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: errais, não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus.                                                                                                                                 Mateus 22:29

Deus também disse:

O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento.       Oséias 6:4a

Podemos escolher enxergar a vida com uma visão humana e limitada, como a maioria das pessoas fazem ou podemos escolher a visão de Deus em relação a melhor forma de vivermos neste mundo!

Deus vê a realidade e os problemas diferente de nós! Para Ele não existem problemas impossíveis de serem resolvidos. Não há nada que o pegue de surpresa. Ele é dono de tudo e faz o que for necessário por amor daqueles que o amam!

Se partirmos do princípio que uma das maiores causas da ansiedade “ruim” é a preocupação antecipada com o dia de amanhã, estamos na verdade revelando nossa desobediência à palavra de Deus e nossa falta de confiança Nele! Isto é pecado!

Sabemos muito bem o que a palavra diz, mas não nos apropriamos deste conhecimento a ponto de colocarmos em prática na nossa vida!

Veja algumas atitudes que podem prevenir a ansiedade e até mesmo ajudar no controle da ansiedade!

1- Confie em Deus

Confiar é acreditar que Deus é capaz de cumprir o que diz e de cuidar daquilo que é seu!
Talvez tenha sido traída ou tenha se decepcionado com pessoas e isso gerou em você uma dificuldade de acreditar nas pessoas. Isso faz com que acabe levando este sentimento para o relacionamento com Deus. Mas aprendemos pela palavra que Deus não falha, não mente e cumpre todas as suas promessas. Se Ele diz que fará é porque é verdade! Tenho vivido isto na minha vida!

“Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.”        I Pedro 5:7

Lançar é entregar, é jogar definitivamente! O que fazemos é lançar em oração o que nos aflige de manhã, depois do almoço pegamos de volta, à noite lançamos de novo e na hora de dormir pegamos o problema para nos fazer companhia, prejudicando nosso descanso!

 

Aos seus amados ele dá enquanto dormem!                                 Salmos 127:2b

 

Confie que Deus dá o que comer e vestir

Portanto, não se preocupem, dizendo: Que vamos comer? ou que vamos beber?  ou que vamos vestir?                                                                                                                                  Mateus 6:31

Este versículo está no imperativo: “não se preocupem”, isto significa que temos a opção de escolher estar ou não preocupadas ou ansiosas. Quanto a isso sabemos que Jesus mesmo diz que, como Deus cuida dos pássaros e dos lírios do campo, assim Ele cuida de nós também!

Então deveríamos confiar de que somos mais importantes do que as aves do céu, não é mesmo?

Leia os versículos de 25 a 34 e verá esta declaração de Jesus!

 

Confie que Deus livra de todos os perigos

Sabe aquela sensação de que algo ruim vai acontecer? Mas o que vamos temer se Deus é por nós?

Parece que esquecemos disso! Vivemos como se estivéssemos sozinhas e sem proteção, mas Deus está comprometido com quem está comprometido com Ele!

Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.  Salmos 91:15 nvi.

 

Confie que Deus faz o impossível acontecer 

Em situações que fogem no nosso controle e que não podemos fazer nada a respeito, podemos confiar que Deus muda circunstâncias por mais difícil que pareça!

E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.                                                                                                                                 Mateus 19:26

 

Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,                                                    Efésios 3:20

 

O milagre só se manifesta na vida daqueles que esperam por um! Sem fé é impossível agradar a Deus(Hebreus 11:6), por isso treine e exercite a sua fé, decidindo realmente entregar e descansar até que Deus te dê uma orientação ou uma solução. Com certeza uma resposta Ele te dará!

 

2- Tire o foco do problema

Um dos grandes fatores que podem nos levar a desenvolver algum tipo de transtorno depressivo é a forma como enxergamos os problemas e as situações que enfrentamos diariamente!

Supervalorizamos os desafios, focamos no lado negativo e isso dificulta até mesmo na hora de buscar uma solução! Pensamos no problema 24 horas por dia e quanto mais pensamos, maior ele parece ser!

É preciso focar na solução e não no problema em si. É preciso mudar a forma como pensamos e substituir por pensamentos que vão nos impulsionar para ação!

A palavra de Deus trabalho de forma exaustiva a mudança de comportamento através da mudança de mentalidade!

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21

E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.   Romanos 12:2

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Filipenses 4:8

Decida pensar naquilo que vai alimentar bons sentimentos e boas atitudes!

3- Confesse

Falar daquilo que está te angustiando ou preocupando faz bem! Não é falar o tempo todo reclamando e se desesperando, isto é cansativo e não traz solução!

É desabafar com a pessoa certa e na hora certa!

Confesse para Deus

Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo JesusFilipenses 4:6,7

Veja o que acontece quando, em oração, você fala especificamente dos seus problemas com Deus. Sua paz(segurança, tranquilidade da alma), guardará seus pensamentos e emoções! Isto é maravilhoso!

Confesse para alguém de confiança

Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.  Tiago 5:16

Procure alguém de confiança, que tenha maturidade espiritual e que vai ouvir seu problema e ainda te ajudar em oração, sabendo que a oração daquele que pertence a Deus é poderosa e capaz de atrair a resposta e o favor Dele!

4- Questione seus sentimentos

Precisamos aprender a criticar nossos pensamentos e emoções! Questionar se o que estamos sentindo tem alguma relação com a realidade.

Aprendemos isso com o rei Davi, homem segundo o coração de Deus! Ele não só reconhecia sua realidade e seu pecado, como tinha a habilidade de ter constantemente um diálogo interno! Ele conversava consigo mesmo.

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença.  Salmos 42:5

Com Davi podemos aprender pelo menos 4 atitudes:

– Reconhecer seu pecado;
– Confessar suas dores de forma específica para Deus;
– Declarar com a boca as promessas e as características do caráter de Deus;
– Questionar suas emoções e pensamentos e procurar lembrar que Deus está acima do que sente;

Que tal fazer como Davi fazia? Não são atitudes impossíveis, mas será necessário um certo esforço e perseverança para treinar sua mente e suas emoções para isso!

5- Obedeça

Sabemos que a palavra de Deus é um conjunto de princípios e valores ensinados por Ele para vivermos plenamente nesta terra! Quando quebramos algum desses princípios sempre teremos de lidar com alguma consequência.

Todos queremos ter nossas necessidades supridas, ausência de medo, sonhos realizados, vitórias, mas nem sempre estamos dispostas a fazer a única coisa capaz de tornar todas estas coisas uma realidade em nossa vida que é OBEDECER!

Deus é misericordioso mas Ele não abre mão dos seus princípios! Veja o versículo abaixo:

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.                                                                                                                                     Mateus 6:33

Aqui vamos aprender dois princípios e uma promessa!

– Buscai o reino de Deus em primeiro lugar

Reino tem a ver com domínio e vontade de Deus. Buscar o reino é permitir que Deus seja o único capaz de influenciar suas escolhas e seu modo de viver!

Por que isto é tão importante? Porque foi isto o que Ele planejou para mim e para você, que possamos viver governadas por um rei justo, bom e amável. O desejo de Deus é que possamos viver a realidade do céu na terra enquanto vivemos aqui!

Se cremos nesta verdade e permitimos que ela seja uma realidade na nossa vida, teremos condições de obedecer o segundo princípio.

– Buscai a justiça de Deus

Se decido fazer de Deus o único capaz de guiar a minha vida, estarei pronta para obedecer aos seus ensinamentos e valores!

Buscar a justiça tem a ver com estar disposta a viver de forma justa ou em obediência aos seus princípios, ou seja, a palavra de Deus!

Se assim fizermos teremos total acesso à promessa neste verso:

– “Todas as coisas serão acrescentadas!”

Todas, não algumas! Entendo que o que Deus quer nos dizer é que não haverá impedimento algum para que eu tenha acesso à tudo o que preciso para viver!

Isso é poderoso, mas só é uma realidade na vida daquela que estiver disposta a obedecer!

Saiba que para ter acesso ao reino de Deus é preciso crer que Jesus é o caminho, o único capaz de conduzi-la a Deus e te mostrar como pertencer à este reino. Leia o evangelho de João 3:1 a 15 e verá a explicação de Jesus!

 

A DECISÃO MAIS IMPORTANTE NO PROCESSO DE MUDANÇA

Tenho passado por várias mudanças na minha vida e a cada dia tenho aprendido mais sobre como viver um estilo de vida mais equilibrado e com mais propósito!

Sempre podemos melhorar e com a ajuda de Deus podemos vencer qualquer desafio porque Ele nos ensina e capacita!

Mas uma das coisas que considero mais importantes e que tem me ajudado muito a lidar não só com a ansiedade mas com outros desafios na minha vida é a decisão de mudar minha visão ou meus padrões de pensamentos em relação à minha realidade. Decidir pensar positivamente e escolher enxergar os problemas de ângulos diferentes faz com que a vida se torne mais leve e flua melhor!

Mudar não é uma tarefa fácil, mas se quer mesmo ter uma vida mais equilibrada terá de assumir uma postura diferente e mais responsável em relação a si mesma e aos outros!

Que tal começar pensando que estar constantemente ansiosa não é normal e que cabe a você dar os primeiros passos em direção ao processo de mudança?

Lembre-se você não está sozinha nesta batalha!

INFOGRÁFICO COM DICAS PRÁTICAS PARA O
CONTROLE DA ANSIEDADE

Se quiser baixar grátis esta cartilha/infográfico com o resumo das dicas deste artigo no seu celular ou computador é só clicar no botão que está logo abaixo:

 

Clique no botão baixo e baixe grátis este infográfico para consulta diária!

Quero meu infográfico grátis agora

Se você não consegue superar este problema sozinha, não deixe de buscar ajuda de um profissional! Existe tratamento para ansiedade!

Não precisamos nos conformar com a realidade que vivemos hoje, se existe uma solução para o controle da ansiedade! Deus nos dá tudo o que precisamos. A decisão é sua de usar este conhecimento ao seu favor!

Coloque em prática!

Essa é a sua realidade?

Deseja ser uma mulher equilibrada emocionalmente, mas sente que é dominada pela ansiedade, mágoa, culpa e pensamentos negativos? Sente que sua vida parece não sair do lugar e deseja viver a vida abundante que Jesus conquistou para você?

Então precisa conhecer o Livro Digital da missionária e psicóloga Zenilda Diniz com o título: O EQUILÍBRIO EMOCIONAL DA MULHER CRISTÃ! Confira abaixo todos os detalhes sobre este livro e conheça os bônus exclusivos para quem adquirir através do Mulher Cuide-se!

Clique neste botão e saiba mais:

QUERO SABER MAIS

Que Deus te abençoe!

Gisele

EBOOK GRÁTIS PARA VOCÊ: Por que a mulher cristã está adoecendo emocionalmente?

Gisele Alves

Gisele Alves

É esposa, mãe, coach, empreendedora digital e fundadora do Projeto Mulher Cuide-se! Apaixonada pelo ensino da palavra de Deus e a influência das emoções no comportamento humano, tem procurado estudar sobre o assunto para que através de dicas, reflexões e conteúdos possa encorajar mulheres cristãs na busca por mais qualidade de vida!

Website: https://www.mulhercuidese.com.br

1 Comentário

  1. Pingback: Leitura de livros que podem ajudar a Mulher Cristã a lidar com seus conflitos emocionais -

Deixe uma resposta