Como a mulher cristã pode lidar com seus conflitos emocionais com a ajuda de Deus

 

Temos enfrentado uma crise em relação aos conflitos emocionais e suas consequências. Nós mulheres cristãs, podemos contar com a ajuda de Deus, que nos dá sua palavra como referência e fonte de toda a sabedoria para lidar com qualquer dificuldade.

O que nos falta é aprender a extrair os princípios presentes em cada história bíblica e aplicá-los em nossa vida diária, gerando assim transformação e cura para nossa alma!

Veja o que você vai encontrar neste artigo:

– Por que precisamos aprender a lidar com os conflitos emocionais
– Aprendendo com a história de Elias
– Os passos usados por Deus para ajudar o profeta Elias a superar seus conflitos emocionais
– Atitudes práticas para lidar com os conflitos emocionais
– Busque equilíbrio emocional

POR QUE DEVEMOS APRENDER A LIDAR COM CONFLITOS EMOCIONAIS

PORQUE SÃO INEVITÁVEIS

Mesmo sendo mulheres cristãs teremos que lidar com situações desafiadoras, mas nem sempre sabemos expressar o que sentimos, queremos ou pensamos. Temos dificuldade em reconhecer o que tem causado os conflitos e como agir para resolvê-los!

Jesus nos ensinou que no mundo nós teríamos aflições, mas Ele disse para termos bom ânimo, porque Ele venceu o mundo. João 16:33.

Aprendemos que podemos caminhar apesar das dificuldades, tendo esperança, fé e certeza de que não estamos sozinhas!

PORQUE FAZ PARTE DO NOSSO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Deus não quer apenas salvar nossa alma do poder do pecado! Muitas pessoas decidem seguir a Cristo e param por aí. Acham que todos os seus problemas serão resolvidos se forem até Jesus.

Mas Deus quer que você desenvolva sua salvação, cresça espiritualmente, se torne cada vez mais semelhante a Cristo. Isso só será uma realidade a partir do momento que entender e colocar em prática o que está em Romanos 12:2

“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

É preciso permitir que a palavra de Deus encontre espaço em nossa mente, trazendo uma nova forma de pensar produzindo transformação em nossa vida.

CONFLITOS EMOCIONAIS PRECISAM SER RESOLVIDOS

 

Nem sempre queremos confrontar os conflitos, porque dói, traz desconforto e achamos que é difícil demais para serem resolvidos. Quanto mais adiamos a solução dos problemas piores e maiores eles ficam,  podendo interferir em nossa qualidade de vida.

Assista o 1º vídeo da série clicando abaixo:

 

APRENDENDO COM A HISTÓRIA DO PROFETA ELIAS

 

Em I Reis 17 – 19 vai relatar a história do profeta Elias, que foi chamado para profetizar num tempo de crise não muito diferente dos nossos dias! Elias assim como qualquer pessoa, passou por vários desafios. Teve que profetizar contra o pior rei de Israel, precisou se esconder para não ser morto, enfrentou os profetas de Baal e foi ameaçado por Jezabel que matava os profetas de Deus.

Ele acreditava em Deus, viu muitos milagres e mesmo em situações difíceis viu o agir sobrenatural de Deus em todos os momentos.

O que você tem passado? Seus problemas são maiores do que aqueles vivenciados por Elias?
Não importa as circunstâncias, o mais importante é saber que Deus está comigo e com você! A fé é a única coisa que não pode nos faltar, pois a fé atrai a ação de Deus.

Mas chega um momento em que Elias, depois de vencer os profetas de Baal, é ameaçado por Jezabel e acaba fugindo para o deserto. Ali ele chega debaixo de uma árvore e pede para si a morte. Não parecia o mesmo Elias ousado e cheio de fé de antes. Tirou os olhos do Senhor e focou nas circunstâncias.

 

COMO DEUS CUIDOU DOS CONFLITOS EMOCIONAIS DE ELIAS

Elias vinha de uma jornada exaustiva e de muita pressão. Como ser humano, ele tinha limitações e Deus não desprezou isso. Durante este período Deus interveio de uma forma linda e ajudou o profeta a superar as adversidades e seguir em frente!

DEUS ENTENDE NOSSA DOR E SUPRE NOSSAS NECESSIDADES

Assim como Elias, nós também temos limitações e às vezes chegamos no limite, nos sentimos tristes, desanimadas. Mas Deus sabe exatamente o que precisamos e trabalha para suprir nossas necessidades.

Em alguns momentos precisamos parar, descansar, cuidar do nosso corpo e da nossa mente para prosseguirmos. Elias descansou, dormiu e se alimentou! Mas chega um momento em que Deus manda Elias se alimentar mais uma vez para continuar sua jornada.

Apesar de Deus não ignorar o sofrimento de Elias, Ele sabia que precisava encorajar o profeta a seguir viagem, porque aquela situação não era o fim, a obra ainda não havia acabado. Se Elias permanecesse naquele lugar de sofrimento, perderia a chance de ver a resposta de Deus para aquele conflito.

Muitas mulheres paralisam no lugar de dor e acham que é o fim. Deus quer nos fortalecer e encorajar a caminhar apesar do problema. Mais importante do que livrar da dor é mudar nosso caráter!

DEUS ENCORAJA ELIAS A FALAR DA SUA DOR

Elias entra numa caverna e passa a noite ali. Deus usa uma estratégia usada por psicólogos e pessoas que trabalham com aconselhamento, Ele faz uma pergunta levando Elias a falar da sua dor.

É preciso externar o problema, falar colocar para fora! Isso é terapêutico! Enquanto falamos aliviamos nosso  interior, conseguimos compreender melhor o que nos aflige e tiramos um peso das costas, traz cura.

Elias expôs o que incomodava seu coração. Neste momento Deus não o repreendeu, mas ouviu. Deu a ele duas oportunidades de falar da sua dor. Esconder ou guardar pra si não iria trazer cura, só iria piorar a situação.

DEUS DÁ PERSPECTIVA DE FUTURO

Esta é a terceira estratégia usada por Deus para encorajar Elias. Deus mostra o futuro, mostra a solução, dá a direção do que ele deveria fazer para que a resposta à sua dor chegasse.

É assim que Deus age! Ele mostra suas promessas, nos dá a perspectiva de mudança. Nos apresenta estratégias e ações que precisamos colocar em prática para que a solução venha!

Assista o 2º vídeo da série clicando abaixo:

 

ATITUDES PRÁTICAS QUE PODEM AJUDAR A MULHER CRISTÃ A LIDAR COM SEUS CONFLITOS EMOCIONAIS

Até aqui falamos sobre muitas lições preciosas que com certeza falou ao seu coração. Agora quero compartilhar estes ensinamentos através de atitudes práticas para facilitar a aplicação dessas reflexões no seu dia-a-dia da mulher cristã.

1ª ATITUDE RECONHEÇA SEU PROBLEMA

Pergunte a si mesma:

– O que te causa dor?
– Por que se sente assim?
– Quais são os pensamentos que ocupam sua mente?
– Por que se comporta assim?

Isso é importante porque se não sabemos a fonte dos conflitos emocionais como vamos buscar a solução? Além disso é preciso reconhecer que existe o problema, negá-lo pode piorar ainda mais a situação.

2ª ATITUDE FALE COM ALGUÉM DE CONFIANÇA

É terapêutico, traz cura, alivia a dor da sua alma. Fale da sua dor com alguém. Ore a Deus e busque uma pessoa que vai te ouvir sem te julgar e te ajudar!

3ª ATITUDE PROCURE SABER O QUE É NECESSÁRIO FAZER PARA QUE O CONFLITO EMOCIONAL SEJA RESOLVIDO

– Qual a nossa responsabilidade?
– Tem alguma coisa que possamos fazer?

O que precisamos nem sempre é de um milagre mas de atitudes certas.

 

4ª ATITUDE TENHA INICIATIVA! MOVA-SE

Não se acomode nesse lugar de dor! Faça aquilo que não vai te custar nada. Busque fazer coisas que vão te encorajar e motivar a lidar com seus conflitos.

– Tenha relacionamento com Deus;
– Se inspire;
– Leia bons livros;
– Desfrute da graça de Deus.

Assista o 3º vídeo da série clicando abaixo:

 

TENHA ATITUDE BUSQUE EQUILÍBRIO EMOCIONAL

 

Acredita que sua realidade pode ser mudada? Deus nos dá poder e sabedoria para vencer nossas dificuldades. Coisas simples podem ser feitas que nos ajudarão a nos posicionarmos da maneira correta diante dos nossos conflitos. É sobre isso que continuo falando no vídeo abaixo.

No final do vídeo falo sobre a promoção do Livro Digital “O Equilíbrio Emocional da Mulher Cristã” + os dois bônus que você pode ter acesso!

Aproveite essa oportunidade! Assista o vídeo!

Assista o 4º vídeo da série clicando abaixo:

 

Se quiser ler o artigo citado no vídeo e saber mais sobre o e-book  clique aqui!

Deus abençoe!

Gisele

EBOOK GRÁTIS PARA VOCÊ: Por que a mulher cristã está adoecendo emocionalmente?

Gisele Alves

Gisele Alves

É esposa, mãe, coach, empreendedora digital e fundadora do Projeto Mulher Cuide-se! Apaixonada pelo ensino da palavra de Deus e a influência das emoções no comportamento humano, tem procurado estudar sobre o assunto para que através de dicas, reflexões e conteúdos possa encorajar mulheres cristãs na busca por mais qualidade de vida!

Website: https://www.mulhercuidese.com.br

Deixe uma resposta